O Pilates é indicado para mulheres em todas as faixas etárias, da juventude à maturidade.
Os exercícios equilibram o corpo e a mente, fortalecendo, tonificando e alongando a musculatura sem causar hipertrofia, além de modelar e afinar a cintura por conta do fortalecimento da musculatura profunda do abdômen aliada à respiração. Previne e alivia dores musculares provenientes de desvios e posturas inadequadas, melhora a ansiedade, estabiliza as articulações e é eficiente na prevenção de osteoporose e incontinência urinária.
É cada vez mais frequenta prática do Pilates por homens. O desenvolvimento da força de todos os grupos musculares aliado ao alongamento resulta no desenvolvimento equilibrado de todo o corpo, sem sobrecargas indesejáveis, combatendo a tendência masculina de se concentrar apenas no treinamento de alguns grupos musculares específicos. Por melhorar o desempenho no treinamento de diversos esportes é indicado como complemento ou como atividade para o dia a dia, além disso, o pilates define o abdômen através do fortalecimento da musculatura profunda do abdômen, tonifica os músculos globalmente e reduz o risco de câncer de próstata por fortalecer a musculatura do assoalho pélvico.
A maioria das pessoas chega à Terceira Idade necessitando de cuidados especiais com a saúde. Uma das maiores causas de ocorrência das lesões na terceira idade é a falta de equilíbrio e a execução motora incorreta de movimentos associada a fadiga muscular que diminuem o controle e os reflexos.
A prática corporal supervisionada, com base em elementos da musculação terapêutica e do Pilates, permite que os movimentos sejam realizados de maneira correta e segura, respeitando as possibilidades de cada corpo, melhorando a força muscular, a flexibilidade articular, o equilíbrio, a capacidade respiratória e reativando o sistema imunológico.
Desta maneira, melhora-se sensivelmente o desempenho nas atividades de vida diária, resgatando-se a conexão corpo-mente, requisito básico para se envelhecer saudavelmente e com autonomia.
Durante a gestação, o corpo da mulher passa por inúmeras mudanças fisiológicas e existem inúmeros estudos científicos que comprovam a importância da atividade física nessa fase. Respeitando-se as fases da gestação, a prática de Pilates atua na melhora da postura e do equilíbrio, fortalece o corpo prevenindo dores decorrentes do aumento gradual do peso, relaxa e minimiza dores lombares e sobrecargas na coluna, preparando o corpo da mulher para o parto e também é de grande valia para o período pós natal.
O Pilates tem se tornado um importante aliado de outras práticas desportivas. Por dar ênfase ao fortalecimento da musculatura profunda, ele aumenta a consciência corporal propiciando equilíbrio neuromuscular e previne lesões causadas pela sobrecarga de trabalho nas articulações e musculaturas mais solicitadas, melhorando dessa forma o desempenho do atleta de uma maneira geral.
O Pilates proporciona uma prática de exercícios segura, livre de compensações e sobrecargas musculares indesejadas. Por ter seus princípios baseados na cinesiologia e na biomecânica pode ser aplicado tanto da fase aguda quanto na fase crônica da dor. Com as adaptações necessárias, a reabilitação através do Pilates busca o reequilíbrio muscular e realinhamento corporal, bem como a recuperação da musculatura ou da articulação afetada acelerando, dessa forma, a evolução do tratamento.
A prática do Pilates entre crianças e adolescentes é altamente recomendada. Sempre adaptada à fase do desenvolvimento em que se encontra a criança ou o adolescente, previne desajustes posturais, evitando escolioses e cifoses, alivia dores e encurtamentos musculares decorrentes do crescimento rápido. Além disso, conscientiza para o cuidado com o corpo desde cedo despertando sensações de bem estar que são levadas para o resto da vida.